segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

Como um romance - homenagem ao dia do leitor



Em homenagem ao dia do leitor, um trecho do encantador livro “Como um romance”, de Daniel Pennac (Ed. Rocco/L&PM Pocket):
(...)
Capítulo 49
Sim, mas a qual fração do meu tempo disponível vou subtrair essa hora de leitura cotidiana? Aos colegas? À tevê? Às saídas? Às noites passadas com a família? Aos meus deveres?
Onde encontrar o tempo para ler?
Grave problema.
Que não é um só.
A partir do momento em que se coloca o problema do tempo para ler, é porque a vontade não está lá. Porque, se pensarmos bem, ninguém jamais tem tempo para ler. Nem pequenos, nem adolescentes, nem grandes. A vida é um entrave permanente à leitura.
- Ler? Queria muito, mas o trabalho, as crianças, a casa. Não tenho mais tempo.
- Invejo você, por ter tempo para ler! E por que é que essa aqui que trabalha, faz compras, cria filhos, dirige seu carro, ama três homens, vai ao dentista, muda na semana que vem, encontra tempo para ler, e esse casto celibatário que vive de rendas não?
O tempo para ler é sempre um tempo roubado. (Tanto como o tempo para escrever, aliás, ou o tempo para amar).
Roubado a quê?
Digamos, à obrigação de viver.
É sem dúvida por essa razão que se encontra no metrô – símbolo refletido da dita obrigação - a maior biblioteca do mundo.
O tempo para ler, como o tempo para amar, dilata o tempo para viver.
Se tivéssemos que olhar o amor do ponto de vista de nosso tempo disponível, quem se arriscaria? Quem é que tem tempo para se enamorar? E, no entanto, alguém já viu um enamorado que não tenha tempo para amar?
Eu nunca tive tempo para ler, mas nada, jamais, pôde me impedir de terminar um romance de que eu gostasse.
A leitura não depende da organização do tempo social, ela é, como o amor, uma maneira de ser.
A questão não é de saber se tenho tempo para ler ou não (tempo que, aliás, ninguém me dará), mas se me ofereço ou não à felicidade de ser leitor.
Discussão que Topete e Botas resume num discurso demolidor:
À vista do livro que ele tira, (um Jim Harrison, 10/18) Griffes aprova, pensativo:
- É, quando a gente compra um blusão, o importante é que os bolsos sejam do formato certo.”

2 comentários:

  1. Leitura, uma fonte tão necessária como o ar que respiramos.
    Sem ela, não nos renovamos e vamos morrendo.
    Com ela, somos mais interessantes e cheios de motivação.
    Quer razões maiores para priorizá-la?
    Comece a ler, e o tempo, magicamente, surgirá.
    Parabéns pela matéria, Mabel.
    José Maria Cavalcanti

    ResponderExcluir